domingo, 24 de janeiro de 2010

O HAITI PRECISA DE VOCÊ


Pense no Haiti: ajude o Haiti

O Haiti é uma república da América Central que ocupa um terço ocidental da ilha Hispaniola ( ou Ilha de São Domingos )fazendo fronteira a leste com a República Dominicana. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, a Jamaica a sudoeste e é banhado pelo Mar do Caribe em sua porção sul. O país foi o primeiro da América Latina a declarar sua independência em 1 de janeiro de 1804, sua extensão territorial e de 27,7 mil Km² e possui aproximadamente 9 milhões de habitantes, a expectativa de vida ao nascer é média chegando aos 67,7 anos.

Há muito tempo que existe no Haiti conflitos sociais, devido ao elevado nível de pobreza, divergências na política do país e a catástrofes naturais como podemos observar recentemente na passagem de dois furacões e duas tempestades tropicais que deixaram mais de 700 mortos entre agosto e setembro de 2008. Encontrando-se em uma das zonas geológicas mais instáveis do planeta, o Haiti sofre com os danos causados por estes fenômenos. Em 12 de janeiro de 2010, ele sentiu a ira de um avassalador abalo sísmico classificado de intensidade 7 na escala Richter, esse terremoto foi causado pelo emparelhamento e atrito das placas do Caribe e da América do Norte, o epicentro encontrava-se a 15km de distância de sua capital Porto Príncipe e a 10km de profundidade. Um grupo de cientistas americanos da Universidade do Texas, lideradas pelo professor Paul Mann, previram há dois anos o tremor do Haiti, Segundo o estudo apresentado em 2008 por Mann e sua equipe, enquanto a placa da América do Norte se movimenta em direção leste-oeste a uma velocidade de cerca de 20 milímetros ao ano, a placa do Caribe se movimenta em direção oposta a um ritmo similar, e em mais de dois séculos de a acumulação de estresse tinha criado um déficit de tensão de uns dois metros o que equivale a um terremoto de tal magnitude. É bom frisarmos a importância preventiva de tais estudos geológicos pois a equipe de Mann participou da 28ª Conferência Geológica do Caribe, realizada em Santo Domingo entre 25 e 28 de março de 2008 e nenhuma providência foi tomada.

Levando em consideração 80% da população que vive abaixo da linha da pobreza (menos de 1 dólar por dia ) os também conhecidos por “miseráveis” e a falta de recursos mínimos para subsistência, o Haiti vive hoje o que chamo de “caos social” onde os haitianos lutam entre si por um produto saqueado ou mesmo pelos donativos que estão chegando por vias aéreas, terrestres e marítimas.

O terremoto sensibilizou o mundo e a ajuda está chegando de todas as partes do planeta então façamos a nossa parte pois os haitianos necessitam de mais que orações, necessitam de alimentos e água, abaixo segue os pontos de coleta e horários, lembrando que o exército não está mais recebendo roupas nem garrafas d’água acima dos 5 litros. “Pensem no Haiti, orem pelo Haiti mas não deixem de doar”.

3 comentários:

  1. Po... 1 dólar por dia? =/

    Tem alguns pontos pelo Recife que a pessoa pode doar e tal. Depois vê e posta por aqui, po.

    ResponderExcluir
  2. ja postei, é só clicar nesse quadrinho branco ai em cima :D

    ResponderExcluir
  3. Ah tah.. cliquei no quadro branco! hahaha

    ResponderExcluir