quarta-feira, 30 de março de 2011

LISTA DE EXERCÍCIOS 2: URBANIZAÇÃO


01.  (COVEST 2002) As afirmativas a seguir relacionam-se ao tema “as cidades e a produção do espaço”. Analise-as.
1) A delimitação das áreas de influência de uma cidade pode ser realizada medindo-se a capacidade que ela possui de distribuir bens e serviços.
2) A hierarquia urbana decorre dos diferentes níveis de bens e serviços que as cidades oferecem.
3) A cidade pode exercer uma ação motora sobre a região; a ação referida se faz sentir mediante a capacidade de que é dotada a cidade de modificar sua região.
4) A cidade pode atuar como um fator estimulante ao desenvolvimento agrícola e à difusão da indústria no campo.
5) Quanto mais desenvolvida é a área sobre a qual a cidade exerce sua atração, melhor será o seu equipamento funcional.
Estão corretas:
A) 1 e 5 apenas
B) 2 e 3 apenas
C) 4 e 5 apenas
D) 2, 3 e 4 apenas
E) 1, 2, 3, 4 e 5
02. (COVEST 2003) Um dos fatos mais marcantes que caracterizaram a metade do século XX foi a aceleração do processo de urbanização, ocorrido tanto nas áreas desenvolvidas como nas subdesenvolvidas. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo.
1) O crescimento rápido da população e o abandono do campo por grande parte da população rural provocaram um crescimento acelerado da população urbana.
2) O crescimento da população urbana provocou modificações consideráveis na fisionomia das cidades, mas não acarretou alterações no funcionamento dos seus serviços.
3) A área de influência das cidades mais dinâmicas estendeu-se consideravelmente graças, sobretudo, à expansão dos serviços de transporte e comunicações.

Está(ão) correta(s):
A) 1 apenas
B) 2 apenas
C) 3 apenas
D) 1 e 3 apenas
E) 1, 2 e 3
03. (COVEST 2003) O crescimento da população urbana tem provocado conseqüências danosas ao meio ambiente, em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Sobre esse fato, pode-se dizer que:
1) em áreas urbanas colinosas, a urbanização tem colaborado para a ocorrência de movimentos de massa rápidos nas encostas.
2) A construção de áreas impermeabilizadas repercute na capacidade de infiltração das águas no solo dos espaços urbanizados.
3) Os problemas ambientais, ecológicos e sociais não atingem igualmente todo o espaço urbanizado.
4) A urbanização afeta o funcionamento do ciclo hidrológico, pois interfere no rearranjo do armazenamento e na trajetória das águas das chuvas.

Está(ão) correta(s):
A) 1 apenas
B) 2 apenas
C) 1 e 3 apenas
D) 3 e 4 apenas
E) 1, 2, 3 e 4

04. (COVEST 2004) Analise as afirmativas a seguir, que se referem a alguns aspectos relativos ao fato urbano.
1) O papel de uma cidade, numa região, varia em função do seu tamanho, dos seus equipamentos, da sua riqueza e de sua área de influência.
2) A região urbana pode ser definida como o espaço geográfico de relações diretas e imediatas entre uma cidade e sua área de influência.
3) A atividade industrial, através do abastecimento, do trabalho das fábricas e da acumulação de capital que provoca, pode gerar a função comercial de uma cidade.
4) As cidades e as redes de circulação formam um conjunto organizado, que mantém as atividades e a vida de uma região.
5) A urbanização pode ser entendida como um processo. Dele decorre que a população humana passa a residir nas cidades, que se multiplicam em número e se tornam mais extensas.
Está(ão) correta(s):
A) 5 apenas
B) 1 e 2 apenas
C) 3 e 5 apenas
D) 1, 2 e 4 apenas
E) 1, 2, 3, 4 e 5.
05. (UPE 2001)  Observe.
“Trata-se do crescimento conjunto e inter-relacionado de duas ou mais cidades, cada qual a partir do seu núcleo. Esse fenômeno também pode ocorrer entre áreas metropolitanas, como vem acontecendo entre Rio de Janeiro e São Paulo, que mantêm entre si estreitos laços de comércio e serviços".
(MOREIRA, Igor. Geografia da América. Editora Ática)

Qual a denominação que é dada ao fenômeno referido no texto?
A) Situação Urbana.
B) Sítio Urbano.
C) Rede Urbana de Terceira Ordem.
D) Fronteiras Rural-Urbanas.
E) Conurbação.

06. (UPE 2002) O processo de urbanização ou de crescimento urbano é um conceito que compreende tanto o aumento da população das cidades como a expansão das áreas edificadas. Sobre esse assunto, não é correto afirmar que

A) a proporção da população total urbana indica o grau ou nível de urbanização.
B) a especialização e a variedade da atividade econômica do meio urbano oferecem um maior número de possibilidades de trabalho para a população economicamente ativa.
C) a expansão do espaço urbano de algumas cidades acarreta o contato com centros urbanos vizinhos, de tal forma que fica difícil distinguir o limite entre as cidades; esse fenômeno é denominado “conurbação”.
D) a expansão das edificações nos centros urbanos pode se verificar numa dimensão vertical, ou então, numa dimensão horizontal.
E) o nível de urbanização no mundo, a partir do processo de globalização da economia, tem decaído nos últimos anos, o que evidencia claramente um crescimento substancial do Setor Primário, sobretudo, nos países europeus.
07. (UPE 2010) O crescimento da taxa de urbanização bem como a falta, muitas vezes, de planejamento urbano implicam
aumento da degradação ambiental. Sobre esse assunto, o que pode e o que não pode ser dito?
I II
0 0 Nas áreas urbanas, as alterações ambientais englobam o aumento da temperatura, as alterações do relevo e da cobertura vegetal e a contaminação dos recursos hídricos.
1 1 Os movimentos de massa ocorrem naturalmente no ambiente, porém são potencializados pela ocupação desordenada das encostas, como acontece em várias grandes cidades brasileiras.
2 2 A impermeabilização do solo pode acarretar um aumento na intensidade dos alagamentos em grandes cidades, como o Recife, mas não interfere diretamente no Ciclo Hidrológico.
3 3 A forte urbanização que vem ocorrendo nos países subdesenvolvidos acarreta fortes alterações climáticas regionais, mas não é capaz de interferir no microclima, como seria de se esperar.
4 4 A fauna e a flora são diretamente afetadas pela urbanização acelerada, ocorrendo, assim, perdas de espécies endêmicas e alterações do ecossistema local.

08. (COVEST 2001) Julgue os enunciados a seguir sobre alguns aspectos relacionados aos principais problemas do ambiente urbano brasileiro.

0-0) As metrópoles, principalmente as que apresentam uma grande concentração
industrial, são áreas, em geral, críticas em termos ambientais.
1-1) Nas cidades costeiras brasileiras, especialmente naquelas vocacionadas ao
turismo, as condições de balneabilidade das praias são, muitas vezes, comprometidas com o despejo de esgotos sem tratamento e com as carências de coleta de lixo.
2-2) Em grande parte das cidades brasileiras, a situação ambiental é preocupante, pois nelas proliferam diversos tipos de desequilíbrios
ecológicos, miséria social e degradação do meio ambiente construído.
3-3) Um dos graves problemas ambientais do Recife consiste nos movimentos de massa verificados nas encostas dos morros, provocados pelas fortes chuvas e a existência de terrenos cristalinos, onde se desenvolveram as colinas que circundam a cidade.
4-4) Na Bahia, a cidade de Salvador, ao contrário do Recife, não apresenta problemas de erosão das vertentes por possuir um clima do tipo tropical com chuvas de verão e colinas desenvolvidas em terrenos calcários.

09. (COVEST 2009) “O processo de urbanização que se desenvolve no mundo ocidental decorre do aparecimento do capitalismo, que, por uma necessidade de economia de escala e de aproveitamento da infra-estrutura instalada, leva as indústrias a se concentrarem em algumas áreas, beneficiando-se dos recursos locais”. Sobre o tema tratado no texto, pode-se afirmar que:

0-0) em razão dessa concentração industrial, convergem, também, comércio e serviços em geral, apresentando uma aparente melhoria no mercado de trabalho.
1-1) a concentração industrial faz com que, em geral, aumente a imigração para os centros urbanos industrializados, o que pode acarretar subemprego, desemprego, carência de serviços urbanos e marginalização.
2-2) as cidades de origem comercial se instalaram, também, aproveitando pontos estratégicos para o escoamento da produção ou portos, acarretando, às vezes, conseqüências similares da concentração industrial.
3-3) o desenvolvimento do capitalismo acarretou o aumento da produtividade no setor agrícola, especialmente nos países de economia subdesenvolvida, o que contribuiu para diminuir, consideravelmente, o subemprego nos grandes centros urbanos.
4-4) com a finalidade de aproveitar as economias de escala, as indústrias internacionais, particularmente no Brasil, tendem a se concentrar em áreas bastante afastadas dos grandes centros urbanos.

10. (COVEST 2003) As afirmações a seguir referem-se a alguns temas relacionados com um ramo da Geografia denominado Geografia Urbana. Sobre o tema, são corretas as seguintes afirmações.

0-0) O rápido crescimento urbano é uma das principais características do desenvolvimento de economias mais avançadas.
1-1) A Geografia Urbana, cujo objeto de estudo é o sítio urbano, é um ramo da Sociologia que foi englobado pela Geografia Regional.
2-2) A Geografia Urbana estuda a localização e o arranjo espacial das cidades, analisando as semelhanças e os contrastes existentes entre elas.
3-3) O crescimento urbano pode ser considerado como um processo espacial e demográfico, que reflete a importância assumida pelas cidades como locais de concentração populacional.
4-4) Um dos traços mais comuns das cidades modernas é o alto nível de diferenciação interna nelas observados.

2 comentários: